A parábola da ovelha perdida

Todos os seres humanos são importantes. A mensagem de hoje será sobre esse assunto, com a parábola da ovelha perdida.

Base bíblica: Lucas 15:1-7

Os fariseus começaram a comentar que Jesus andava e comia com pecadores, ao ouvir isso Jesus respondeu:

Se vocês tivessem 100 ovelhas e perdessem uma, não iriam deixar as 99 para procurar a que se perdeu? E quando achasse a ovelha perdida não iria coloca-la sobre os ombros se alegrar e chamar os amigos e vizinhos para comemorar?

“Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se. Lucas 15:7”

Mensagem

Com essa parábola Jesus ensinou:

  1. O valor de cada um aos olhos de Deus

Não importa o quão degenerado um ser humano possa se tornar Deus sempre irá em direção a ele.  Jesus foi criticado por andar com o que hoje chamaríamos de maus elementos, cobradores de impostos (traidores de seu próprio povo), prostitutas e estrangeiros pagãos. Essa critica veio da casta religiosa da época, que em muitas vezes se julgavam superiores aos olhos de Deus.

Jesus sendo o único realmente santo desceu ao nível de pecadores para encontra-los.

E desceu a um nível tão profundo que encontrou homens endemoniados, crianças esquizofrênicas, mulheres devassas e uma multidão assolada pela miséria e pela doença.

O que Jesus enxergava nessas pessoas que o fazia amá-las?

Ele enxergava a imagem de seu Pai (GN 1:26) impressa na alma de cada uma delas, imagem esta manchada por um mar de pecado e perversidade.

Ele enxergava ovelhas andando a esmo a beira de um precipício.

É muito fácil perdermos de vista o valor que Deus dá a cada um. Observamos as coisas terríveis que as pessoas podem fazer: o abandono de uma criança, uma traição, a desonestidade e o egoísmo em todas as suas formas, e damos eco a fala dos religiosos da época de Jesus “não queremos contato com esse tipo de gente”.

Passamos a vida sentados no sofá de nossa casa, apavoradas com o noticiário, com o que as pessoas são capazes de fazer. Erguemos muros em volta de nós mesmos e de nossas famílias, queremos distância de “maus elementos”.

Que Jesus nos ensine a resgatar o perdido e a descer mais fundo para dentro do abismo de pecado em que eles se encontram. Mas que sempre lembremos que foi exatamente desse mesmo abismo que Ele nos tirou também.

  1. Deus é um pastor e está em ação

Umas das primeiras vezes em que a figura do pastor é associada ao caráter de Deus é no salmos 23 de Davi “o Senhor é meu Pastor”.  Jesus fez uso dessa comparação mais uma vez porque queria nos mostrar a natureza amorosa de Deus na busca pelo perdido.  Assim como um pastor cuida de suas frágeis ovelhas Deus cuida de nós e não deseja que nos afastemos Dele.

  1. Um ato isolado em nosso mundo reverbera em todo o cosmo

A última parte da parábola diz que o arrependimento de alguém aqui na terra gera uma explosão de alegria e festa nos céus. Muitas vezes as coisas realmente significativas  não parecem muito fantásticas aos nossos olhos, elas não vem com trilha sonora ou com efeitos pirotécnicos. Mas se pudéssemos ver além de nossas 3 dimensões ficaríamos surpresos em presenciar a alegria dos anjos e o sorriso estampado de Deus por uma alma arrependida.

Voltar para: Pregações Cristãs

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade