Bíblia de estudo

biblia de estudoPara aqueles que desejam algum auxílio para começar a estudar a Palavra de Deus, comprar uma bíblia de estudo é uma ideia muito boa.

No entanto, é necessário ressaltar que, ao utilizar-se de uma bíblia de estudos, com todas as suas ferramentas de ajuda, jamais essas irão substituir a própria bíblia sagrada. Todos estes recursos são apenas expressões humanas de entendimento, visão e interpretação sobre os textos das Escrituras e não podem ser considerados como inspiração no mesmo nível da própria Palavra de Deus. Quem dela se utiliza, deve saber separar a leitura dos textos bíblicos, da leitura dos acréscimos, que são apenas facilitadores para o entendimento e nunca a Palavra inspirada pelo Espírito Santo.

A segunda coisa para averiguar é qual tipo de bíblia de estudo se enquadra melhor na situação de quem deseja adquirir uma. Para quem não tem isso bem claro em sua mente, aqui vão alguns aspectos muito importantes a considerar.

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a quantidade de recursos que a bíblia dispõe, além da própria Escritura. Nesse caso, qual delas seria a mais completa contendo:

  • Observações e comentários de estudiosos para ajudar na compreensão de textos mais difíceis,
  • Explicações sobre usos e costumes da época em que o mesmo foi escrito,
  • Ilustrações,
  • Mapas mais detalhados,
  • Notas de rodapé com referências de outros textos semelhantes,
  • Chave bíblica,
  • Pequeno dicionário com significado das palavras e expressões daquela época,
  • Resumos dos livros,
  • Notas homiléticas (sugestões para preparação de sermões), etc.

Em segundo lugar, é muito importante conhecer se o material oferecido é confiável. Para isso, é preciso saber a fonte de quem a publicou, autores e editora, se são respeitáveis no meio cristão. Isso é devido ao fato de haverem surgido bíblias com informações duvidosas, afirmações absurdas e inclusive heresias contra a própria Palavra. Assim, nenhuma bíblia de estudo pode receber uma “garantia de autenticidade” do material adicional. Somente a própria Escritura é infalível e “inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16,17).

O fato de não ser possível dar confiabilidade a todos os recursos de uma bíblia de estudos, acontece por haver grande variedade de interpretações feitas de um mesmo versículo ou texto, como por exemplo, o tema da Salvação que é visto de maneiras diferentes por presbiterianos e batistas.

Desse modo, o material fornecido para estudo terá que se adequar a outra característica para quem a compra: o quanto ela é adequada à doutrina de quem a utiliza, se é pentecostal, batista, luterana, presbiteriana ou outra denominação. O tipo de bíblia de estudos mais interessante e adequado a suas necessidades não significará o mais confiável, mas no fim, será o melhor disponível.

Quais bíblias de estudo são recomendadas?

A Bíblia em ordem cronológica

biblia em ordem cronologicaÉ organizada seguindo uma linha de tempo, assim, os livros não seguem a ordem tradicional. Por exemplo, a quando conta sobre a origem de tudo não começa com Gênesis 1.1 mas no evangelho de João 1.1, falando que “no princípio era o Verbo…” mostrando a história antes da criação do  mundo. Essa bíblia mostra cada evento do início ao fim, sem interrupções, fazendo com que, várias vezes, a sequência pule de um capítulo a outro ou de um livro a outro, indo e voltando para manter a sequência dos fatos. Possui alguns comentários, notas no índice com explicações sobre a ordem cronológica, notas de rodapé,  gráficos ilustrativos, observações e mapas.

A Bíblia Thompson

biblia thompsonÉ a mais completa, sendo excelente para estudos pois possui anotações em toda lateral dos textos indicando o tema do versículo e mostrando outros versículos do mesmo assunto. Tem resumos da vida dos personagens com todos textos correspondentes, mapas bem detalhados, tabelas, esboços, harmonia dos Evangelhos, análise de cada livro com comentários ricos em detalhes, índice de temas em cadeia com explicações de como utilizar todos os recursos, extenso dicionário de ajudas exaustivas e suplemento com dados bíblicos arqueológicos.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal da CPAD

Também é uma opção muito boa, pois é semelhante à Bíblia Thompson com muitas ferramentas, incluindo notas de rodapé.

Bíblia de Estudo Anotada e Expandida de Charles C. Ryrie

Bíblia de Estudo Anotada e Expandida de Charles C. RyrieCom grande quantidade de complementos, referências cruzadas mostrando passagens com o mesmo tema, introduções em cada livro  com muitas informações,  notas de rodapé, mapas e gráficos temáticos, rico em concordâncias, harmonia dos Evangelhos, tabelas e artigos especiais.

Ainda são recomendadas, a Bíblia de Estudo NVI, Bíblia Shedd, Bíblia de Estudo Plenitude e Bíblia de Estudo MacArthur, havendo outras semelhantes.

Existe alguma bíblia não recomendada? Sim. A Bíblia de Estudo Dake, cujas notas de rodapé, tem informações consideradas heréticas, como por exemplo: “Deus tem um corpo físico que pode ser visto, sentido e tocado como um homem ou anjo” (nota de Gn 32:24b); “Nenhuma declaração nas Escrituras sugere que Deus conhece cada pequeno detalhe de cada ato e pensamento dos agentes da livre moral de toda a eternidade, mesmo antes de ele existir” (nota de Dt 32:19b). “O corpo de Deus é como o de um homem, pois o homem foi criado à sua imagem e semelhança física … Toda essa descrição refere-se a uma das carruagens literais de Deus, nas quais ele se move de um lugar a outro …. E Deus também tem muitas outras formas de se mover e ir de um lugar para outro fisicamente,… Ele é onipresente, mas não está fisicamente em todos os lugares ao mesmo tempo” (nota Ezequiel 1:26b). Essas são apenas algumas das heresias encontradas, por isso não deve ser adquirida.

Em caso de dúvidas, recomenda-se ao leitor, pedir conselhos a pessoas qualificadas que possam lhe indicar a mais compatível com sua necessidade.

Voltar para: Estudos bíblicos

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade