Pregação sobre a palavra de Deus

palavra de deusQuem já comprou uma TV? Para instalar e saber como ela funciona é preciso seguir as instruções, senão ela pode não ter som ou imagem (ou nem ligar). Por isso, é necessário ler o manual de instruções que explica tudo.

Mas o que isso tem a ver com a Palavra de Deus?

Alguém já pensou quem fez o manual de instruções? Foi o fabricante, aquele que inventou e construiu o aparelho.

E por que ele fez isso? Para mostrar pra que ele serve e como podemos usar.

Então para que serve um manual de instruções? Para ensinar como funciona e para que serve o aparelho.

Para que serve uma Bíblia? Para nos ensinar sobre quem somos e como funcionamos.

Ela pode ser comparada a um manual de instruções? Sim, porque explica tudo que precisamos saber pra “funcionarmos bem”, isto é, para termos uma vida tranquila e próspera nessa terra. (Sl.119:50, 93,98, 99, 104, 130)

A Bíblia é nosso manual de orientação para todas as áreas da vida e tudo que precisamos saber para termos uma vida melhor de acordo com a vontade Dele.  (Hb 4:12)

Por esses motivos, precisamos ler, meditar e estudar Sua Palavra! Nela encontramos o que precisamos.

Quem escreveu a Bíblia? Tudo que está escrito foi inspirado (ditado) pelo Espírito Santo a homens especialmente escolhidos para escrevê-la.

Como saber se a Bíblia é verdadeira? Não adianta discutir se é verdadeira. É preciso crer nela e seguir suas instruções, aí sim você vai poder experimentar que ela é verdadeira.

O que você faz quando não entende algo que está escrito no manual da TV que comprou? Busca ajuda de alguém que comprou a mesma TV ou liga para empresa buscando explicações ou reclama na loja, etc.

Ali, na Bíblia, está a Verdade! Para sabermos se algo está certo ou errado nesse mundo, precisamos comparar com o que está escrito!

As leis dos homens mudam constantemente e estão cada vez mais voltados para o ego e a injustiça, por isso as pessoas perdem a referência do que é certo e errado, mas a Palavra de Deus não muda. Ela é a garantia de que estamos fazendo a vontade de Deus ou se estamos nos enganando sobre algo!

Quando devemos ler a Bíblia? Devemos consultá-la todos os dias para termos sabedoria.

O que está escrito nela? Fala sobre nosso Deus e Pai, nosso Salvador Jesus e nosso companheiro Espírito Santo. Explica porque fomos criados, o quanto somos amados e os planos de Deus para nossa vida.

Está escrito que, quanto mais obedecemos a Palavra, mais ficamos limpos do pecado. Leia Jo 15:3; Ef.5:26; 1 Pe 1:22.  Enquanto lemos a Palavra, ou a ouvimos, temos contato com a presença de Deus, então Ele fala conosco, nos traz revelação, nos ensina, consola, restaura nossa alma e nos dá alegria. (Sl 19:7,8 | Jr.15:15)

Em Romanos 12:2 está escrito: “Não vos conformeis com este século…”.

O que isto significa? Não se conformar e não tomar a forma, não ficar parecido).

O que quer dizer: “transformai-vos pela renovação da vossa mente?” É mudar tudo começando pela maneira de pensar. Se pensarmos nas coisas corretas, agiremos de forma correta.

Para que ter essa transformação de mente? Para que “experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”.

Como transformamos nossa mente? Precisamos substituir o que temos recebido deste mundo pela Palavra de Deus.

Como se pratica isso? Cl 3.2; é necessário ler, meditar, ouvir, cantar, falar, comentar, pensar, enfim, encher-se da Palavra de Deus o tempo todo. (Fp 4.8)

Em Cl.3.16, o que esse versículo está dizendo? Assim, nossa mente se renovará, isto é, pensará conforme a Palavra e não conforme o mundo.

A Bíblia é a autobiografia de Deus

O que é uma autobiografia? É alguém escrever a história de si mesmo para outros poderem conhecer.

Na Bíblia, descobrimos tudo que Deus falou sobre si mesmo, seus desejos, sua vontade, o que lhe causa tristeza e alegria, Seus planos, Seu amor por nós, e também tudo sobre nós mesmos, quem somos, de onde viemos, porque existimos e o que acontecerá depois de morrermos. Por isso a Bíblia é o livro mais importante da face da terra, e também é a palavra de Deus viva para nós!

Se você está pensando em ouvir a voz de Deus, deve ler a Bíblia, pois Deus fala por meio dela.

Por Mauro Fraga

Leia também:

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade