Pregação para jovens

Na pregação abaixo, preparamos um assunto muito importante para os jovens cristãos.

*Uma ideia para quem vai preparar uma palavra para os jovens é mostrar uma ferramenta criada para a mobilização da igreja: o aplicativo Praticantes. Certamente os jovens de sua congregação irão adorar!

Não pecar me faz mais santo?

esboço de pregação para jovens cristãosMuitos imaginam que uma pessoa santa seja alguém  que nunca peca ou comete erros. Isso não poderia ser mais errado! Uma pessoa santa é uma pessoa que foi santificada por outra, pois não pode ser santa por si mesma, já que todos nascem pecadores e pecam. É Jesus que nos santifica perdoando nossos pecados e nos deixando limpos.

A palavra santidade tem o sentido de ser separado para alguma coisa. Então quando somos limpos, somos também separados para Ele com algum objetivo. Qual seria? Amá-lo de todo coração! Quando desejamos estar mais próximos de Deus, estamos desejando ser mais santos, ou seja, parecidos com Ele.

Mas eu sou jovem, o que isso significa, na prática, para mim? Podemos dar vários exemplos:

  1. Se tenho dúvidas de que alguma coisa é pecado e faço mesmo assim, estou escolhendo agradar a mim mesmo e não a Deus, pois se quero me aproximar Dele, vou me preocupar em saber primeiro. Por exemplo, se desejo usar certo tipo de roupa ou bijuteria ou ouvir certo tipo de música, não devo ter como única pergunta: “Isso é pecado?”, pois a questão vai muito além de ser ou não pecado, vai muito além de regras ou leis. A questão está no seu relacionamento com Deus, no impacto que isso vai ter na sua separação/santificação. Se eu quero me santificar, eu perguntaria: isso pode me afastar de Deus? Isso pode me tornar menos parecido com Ele? Afinal, existem coisas que mesmo não sendo pecado, podem mudar seu comportamento, sua forma de agir, pensar, a ponto de fazer você pecar no futuro sem perceber. A juventude é uma fase onde você está constantemente construindo e moldando seu caráter. Boas escolhas na juventude podem resultar em um crescimento muito grande com Deus.
  2. Outro exemplo: sei que participar do Facebook não é pecado, mas posso escolher não ficar postando e olhando tudo que é postado (mesmo por irmãos)  para usar esse tempo estudando a Palavra, orando ou buscando a Deus de outras formas que me aproximem Dele e me tornem mais parecido com Ele. Mesmo sabendo que ter uma conta no Facebook não é pecado, se para você isso o leva a pecar, ou o leva a ter menos tempo com Deus, talvez você devesse repensar a situação.
  3. Também posso escolher não ver alguma série de TV que gosto para preferir estar com Deus. Santificar-se não é sinônimo de não pecar, mas sim de separar-se de todas as coisas para estar mais na presença Dele. São as pequenas escolhas que fazemos todos os dias que demonstram o quanto amamos a Deus.

Reflexão sobre a sua juventude

O quanto tenho me santificado? Estou disposto a abrir mão de algumas coisas que gosto (mesmo lícitas) mas que não me edificam? (1 Coríntios 10:23).

Para quem não tem forças

A Palavra de Deus trata os jovens como fortes, então você precisa buscar essa força nEle: “…Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele…” (1 Jo 2:14b-15)

Como demonstrar amor a Deus

O que demonstraria mais amor a alguém? Dar preferência a esse alguém mais que o resto. Escolher esse alguém entre todas a outras pessoas ou coisas que mais gosto. Fazê-lo se sentir o mais importante de tudo. Isso significa amar a Deus sobre todas as coisas! Isso é se separar para Ele e ser santo, ser como Ele é. Uma pessoa apaixonada pensa o tempo todo como mostrar seu amor e fazer o outro se sentir especial e amado.

Santidade, portanto vai muito além do pecado. É uma separação de quem quer ser mais parecido com Jesus.

Voltar para: Esboços e Pregações

Crédito da imagem: People image created by Javi_indy – Freepik.com

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade