Transmitindo às futuras gerações.

 SALMO 78:3 – 7: O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor , e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;

1 – O que ouvimos – todo aprendizado começa pelo ouvir.

Hebreus 2:1 – Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.

Romanos 10:17 – E assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo:

Por toda a terra se fez ouvir a sua voz e as suas palavras, até aos confins do mundo.

Mateus 7:24 – Todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.

2 – O que aprendemos – Depois começamos a então aprender – por isso temos a palavra de Deus.

II Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra.

Provérbios 1:2 – Para atender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência;

3 – O que nos contaram nossos pais – a importância da oralidade, a verdade e a cultura eram todas transmitidas pelo falar. Por mais de 4500 anos da história humana, a escrita e leitura era absolutamente elitizada, dominada por uma casta mínima de pessoas – os escribas. Escolas, não eram nem cogitadas. Mesmo os escritos de Moisés só foram escritos por ele porque a história lhe foi contada. Todo o Gênesis que é creditado a ele, são séculos de narrativas transmitidas de boca em boca.

II Timóteo 2:1 – Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos, para transmitir a outros.

Aqui nós temos a base da comunicação.

4 – Não encobriremos aos nossos filhos –  Eles são o alvo direto de nossa comunicação.

A mensagem – o emissor – a linguagem – o meio – o receptor – o efeito.

A cultura é transmitida pela comunicação – A Cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

5 – Contaremos à vindoura geração – uma mensagem bem transmitida não afeta só o indivíduo e sim toda uma geração – Eu mesmo sou um exemplo disso. E graças a Deus posso transmitir esta mensagem para meus filhos.

Qual é nossa mensagem?

6 – Os louvores do Senhor 

Salmo 34 :1 – Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.

Mateus 21:16 – Ouves o que estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim, nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor.

7 – O seu poder – Ensinar os filhos a reconhecer o poder de Deus – Isso tem a ver com reverência – II Timóteo 3:2-5 – Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo a forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.

É preciso ensinar uma geração a temer a Deus.

Para que o poder do Espírito Santo seja manifesto nessa nova geração conforme Atos 1:8.

8 – E as maravilhas que fezEstabelecer um testemunho constante em nossa vida. O ministério que Deus me confiou começou contando e testemunhando as maravilhas que Deus tinha feito em minha vida me livrando das drogas e de uma vida sem rumo. Cantar tornou-se uma continuidade do que começou com o testemunho falado.

9 – Para que uma geração o conheça – Filhos que ainda hão de nascer.

Deus sempre está olhando para a continuidade. Ele olha para a frente!

10 – Se levantassem – Deus não quer uma geração caída – 

Gênesis 21:18-19 Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. Abrindo-lhe Deus os olhos, viu o poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu ao rapaz.

Jesus não deixou ninguém prostrado – levanta-te é uma das palavras mais usadas pelo Mestre! 

11- Para que referissem a seus descendentes.

Ponham em Deus sua confiança – Tito 1:6 – alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.

  1. Não esquecem os feitos de Deus – Provérbios 22:6 – Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Observarem seus mandamentos – Habacuque 2:2 – O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que o possa ler até quem passa correndo.

ASAPH BORBA nasceu em Coronel Fabriciano, MG, no ano de 1958. Apesar de crescer em um lar evangélico, acabou tendo uma adolescência conturbada por drogas, até ter um encontro com Cristo em 1974, na Igreja Metodista Wesley em Porto Alegre. Asaph tornou-se ministro de adoração reconhecido no Brasil e no exterior, compositor de inúmeros cânticos que há mais de três décadas fazem parte da nova hinologia brasileira, que influenciou sua geração. Exerce o ministério pastoral, discipulando a vida de músicos e pastores em diversas cidades brasileiras. Formado em Jornalismo, diretor da Life Comunicação, Asaph é casado com Lígia Rosana e pai de Aurora e André.

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade