As sete características do discípulo

1. Um discípulo é alguém que nasceu de novo

Mateus 28:19

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Na ordem do Senhor para fazermos discípulos, Ele nos instruiu como fazer: primeiro, batizando e, depois, ensinando. O batismo é a matrícula, o discipulado é o curso e “todas as coisas que vos tenho ordenado” é o currículo.

Gálatas 3:26-27

Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.

No batismo, nos tornamos filhos de Deus pela fé e fomos revestidos de Cristo. Todas as demais características que se seguem só serão possíveis pela vida de Cristo em nós.  Só alguém nascido do Espírito pode ser um discípulo de Jesus. O que está na carne não pode agradar a Deus. Um discípulo é um filho de Deus e essa filiação só ocorre quando o Espírito Santo identifica essa pessoa em Cristo no batismo, tornando-a nova criatura. (Romanos 6:3-4)

2. Renuncia a tudo quanto tem

Lucas 14:33

Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Um discípulo não tem nada, pois entregou a Jesus tudo o que possuía. Ele rendeu, aos pés de Cristo, todos os seus bens, títulos e glórias, tornando-se um servo, que administra os bens do Senhor como um mordomo. Um discípulo é alguém rendido aos pés do Senhor. É alguém disposto a sofrer por Cristo e que toma a cruz para segui-lo. Tomar a cruz implica: luta, dor, sofrimento e renúncia de vontade.

3. Imita a Cristo

Mateus 10:25a (NAA)

Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo ser como o seu senhor.

O discípulo deve ser igual ao seu Mestre. Um discípulo de Jesus precisa aprender com Ele e imitá-lo. Jesus é um exemplo para nós. Ele nos mostrou como agradar ao Pai. Sua vida aqui na terra foi um modelo. “Em Jesus Cristo conhecemos a Deus como Ele é, e ao homem como deveria ser”.

4. Ama a Cristo mais que tudo

Lucas 14:26 (NAA)

Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Um discípulo ama ao Senhor mais que a tudo, a todos e a si mesmo. Diante de Cristo e do seu amor por nós, nossa resposta tem que ser amor incondicional e absoluto. Amamos a Jesus mais do que amamos pais, mães, irmãos, esposas, maridos, filhos e amigos.

5. Ama aos outros como Jesus o ama

João 13:35 (NAA)

Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.

Devemos amar aos demais irmãos, parentes, amigos e inimigos como Jesus nos amou e se entregou por nós, quando éramos ainda pecadores.

É impossível alguém viver como um discípulo de Jesus sem amor! Na carta de Jesus à Igreja em Éfeso, o Senhor repreendeu aos irmãos, pois, mesmo tendo perseverado e suportado provas, abandonaram o amor que tinham primeiro. Esse amor pelo Senhor e pelos outros é a marca fundamental do discípulo.

6. Dá muito fruto

João 15:8 (NAA)

Nisto é glorificado o meu Pai: que vocês deem muito fruto; e assim mostrarão que são meus discípulos.

Um discípulo foi escolhido e designado para ir e dar frutos que permaneçam. O fruto é a vida do discípulo, é a presença do Espírito Santo nele que gera amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Fruto é, também, a reprodução espiritual, a multiplicação da vida de Cristo. A semente é a palavra do Reino. É ser uma propaganda viva dessa mensagem poderosa. A vida, as obras e as palavras de um discípulo servem para falar de Jesus e do seu Reino.

7. Permanece na palavra de Cristo

João 8:31 (NAA)

Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos.

Um discípulo de Jesus anda em linha com sua palavra. Permanecer em Cristo é permanecer nas palavras dele. Cremos em tudo o que o Senhor disse e obedecemos a tudo o que Ele ordenou. Não podemos nos desviar das Escrituras Sagradas.

Trecho do 3 capítulo do livro Discipulado: Um guia prático.

Escrito por: Samuel Farias
Samuel é Pastor, Palestrante, Professor de biologia e desenvolve trabalho de suporte missionário na África e Haiti.

 

O texto acima expressa a visão do autor sobre o assunto, não sendo necessariamente a visão do site.

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade