Deus fala comigo

Deus falaDeus fala de muitas maneiras, e até mesmo sem usar palavras: “Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.” (Sl 19:3,4). Por causa do seu imenso amor, Deus tem se revelado à humanidade e a cada um de nós, especificamente, de formas variadas e repetidamente.

A nós, seus filhos, o Senhor fala pela palavra profética, pelas suas santas Escrituras, pelo seu bendito Filho e pelo seu Espírito que em nós habita. Se você não é um filho de Deus, precisa entregar sua vida a Jesus para que Deus venha a falar com você como nos versículos abaixo:

Hb 1:1,2: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo..

Jo 16:12,13: Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir..

Uma coisa é certa: Deus fala!

2 Tm 3:16,17: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra..

A Bíblia é um referencial porque é inspirada por Deus, e nela temos base, segurança, padrão, fonte de conhecimento e sabedoria; ela é invariável, infalível e completa. Por ela sabemos quem é Deus e o que ele quer de nós: que sejamos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra!

O salmo 119 fala sobre a eficácia da Palavra de Deus

V.1 e 2: os que andam na lei do Senhor, guardando as suas prescrições e buscando-o sinceramente, são bem-aventurados.

V.9: Os jovens se guardarão puros, caminhando segundo a Palavra de Deus.

V.11,133: Se guardarmos as palavras do Senhor no nosso coração, não pecaremos contra Ele; se nossos passos estiverem firmes na Palavra, o pecado não nos dominará!

V.18: Só contemplaremos as maravilhas da lei do Senhor, na medida em que nossos olhos forem desvendados pela própria Palavra de Deus.

V.25,28,50: A Palavra nos vivifica, fortalece e consola quando estamos doentes, tristes ou angustiados.

V.45 (NVI): Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.. Só alcançamos verdadeira liberdade na medida em que buscamos e andamos nos preceitos do Senhor, revelados em Sua Palavra: Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:31,32).

V.56 (NVI): Esta tem sido a minha prática: Obedecer aos teus preceitos.. Tudo isso que lemos neste Salmo só acontece na vida daqueles que praticam a Palavra e não apenas a ouvem (Tg 1:22-25; Mt 7:24-27; Lc 8:5).

V.63: Devemos caminhar – andar junto –, com aqueles que temem ao Senhor e guardam os seus preceitos. Estes devem ser nossos companheiros na vida! Nosso relacionamento com os ímpios deve ser sempre com a intenção de leva-los a Cristo (Sl 1:1-BV: COMO É FELIZ o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus.).

V.67,71: As aflições nos fazem bem na medida em que nos levam a guardar a Palavra do Senhor. E podemos ser perseguidos e afligidos, sim, por praticarmos a Palavra do Senhor (2 Co 6:4-10; 2 Tm 3:12; 2 Tm 4:1-5)!

V.89-91: A Palavra do Senhor está firmada, para sempre, no céu; e sustenta todas as coisas!

V.96: Toda perfeição tem seu limite, mas o mandamento do Senhor é ilimitado!

V.98-100: Se guardamos os mandamentos do Senhor nos tornamos mais sábios que os nossos inimigos, mais inteligentes que os nossos mestres que não temem o Senhor, e mais prudentes que os idosos, pois a prudência está no temor do Senhor (Sl 111:10) e não na experiência ou nas tradições.

V.103: A Palavra do Senhor é mais doce que o mel (Sl 19:10).

V.105: A Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos!

V.130: A Palavra ‘revelada’ esclarece e dá entendimento aos simples (Sl 19:7).

V.140: A Palavra do Senhor é puríssima (Sl 19:8b)!

V.142,160: A Palavra do Senhor é a verdade. Jesus, o Verbo eterno (a Palavra Eterna) é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6)!

V.165: Os que amam a Palavra do Senhor têm grande paz porque não tropeçam. Não tropeçam porque andam na luz da Palavra! Têm paz porque se submetem ao Senhor e andam próximos dele.

Por Aguilar Lopes

Confira também outras pregações:

Voltar para: esboços de pregações

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade