Estudo bíblico sobre pais e filhos

Como Deus quer que eduquemos nossos filhos?

Dt 27:9

“Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel ! Hoje, vieste a ser povo do SENHOR, teu Deus. Portanto, obedecerás à voz do SENHOR, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno. ”

Dt 11:18-19

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.”

Primeiro Deus nos quer diante Dele, a seguir, que nós levemos nossos filhos a estar diante Dele!

Pv 22:6

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Aqui temos uma ordem e uma promessa.

Pv 23:13

“Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.” Aqui mais uma ordem e uma promessa.

Pv 29:15

“A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” Aqui temos o fruto da correção e o fruto do descuido dos pais.

A RESPONSABILIDADE É DO PAI E DA MÃE!

Se os pais trabalham fora, os irmãos ou a vovó assumem essa responsabilidade? Não! Os pais não podem transferir essa responsabilidade!

Primeiro Deus nos quer diante Dele, a seguir, que nós levemos nossos filhos a estar diante Dele !

Ef 6:1-4

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),  para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”

Este texto, como eu já falei, deve ser nosso tema de conversa familiar.

Quando nossos filhos são pequeninos tudo é mais fácil, mas eles crescem, não podemos adormecer, pois o mundo mau em que vivemos vai oferecer de tudo para que eles errem o caminho.

Quando os filhos entram na adolescência, começam a fazer escolhas próprias, começam a experimentar independência, pensam que sabem das coisas, isto porque “o mundo” vende esta ideia, que ser jovem é curtir a vida, experimentar coisas novas, etc.

A responsabilidade de mostrar o caminho é dos pais!

Deus nos manda ensinar o caminho a nossos filhos!

Deus não daria uma ordem que nós não tivéssemos condições de cumprir ! É isto que eu tenho que ter em mente!

Não sei o que fazer ? Tg 1:5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”

Nós temos o que o mundo não tem, um Pai que nos ensina e nos capacita.

Quem sabe tu te achas fraco! 2 Co 12:9 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.”

O Sl 127:3 “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.”

Teu filho é uma herança do Senhor para ti, é um presente! Não é um presente ruim.

Precisamos olhar com olhos espirituais! Devemos orar conforme a palavra! Deus meu filho é Teu.

Oh! Deus! Abre meus olhos espirituais.

Nossa tentação é desistir! Desistir é mais fácil, mas não nos deixa em paz, pois é contra a palavra.

1 Co 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

Por Mauro Fraga

Lembrando que existe uma forma de educação dos filhos em casa que muitos pais tem escolhido: a educação domiciliar (ou homeschooling). Nesse modelo, a criança não precisa ir à escola, recebe sua educação em casa, e fica livre de más influências.

Ir para: Lista de Estudos da Bíblia

Veja também:

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade