Judeus e Gentios

Judeus e Gentios

O objetivo deste texto é reconhecer o legado que temos dos judeus e  não sermos indiferentes ou ignorantes a seu respeito. Precisamos  despertar para a oração e clamor por sua conversão ao Senhor Jesus e pela reconciliação da unidade entre os judeus e gentios. Para isto achei que para maior esclarecimento seria necessário colocar brevemente algo sobre a Oliveira e o Novo Homem e assim, ir ao encontro do que está no coração de Deus e do plano redentor de ambos os povos neste final dos tempos.

Os Judeus foram o  povo escolhido de Deus, e foram chamados “Menina dos Olhos de Deus” conforme Deuteronômio 32:10 e em Zacarias 2:8 “porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho”, portanto Deus tinha e tem cuidado especial com este povo e ele não volta atrás de tudo o que falou em sua palavra. Deus escolheu este povo porque através dele iria nascer Jesus, confirmando assim que viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó. O Senhor Deus não precisaria ter um povo escolhido, mas decidiu fazer as coisas desta forma em sua soberania e plano. Jesus teria que vir de uma nação para redimir o homem do pecado, e escolheu Israel, o povo judeu. E os  gentios, quem são eles? Todos que não são judeus. Hoje e também há muito tempo atrás, não deveria existir distinção entre os judeus e gentios. Pois desde que Jesus nasceu, a salvação foi e é para todos. Deus fez, faz e fará a sua história. Uma fatia de sua história começou com os judeus e lemos em Gênesis 12:1-3   quando Deus diz:  “Abraão sai da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai e vai para uma terra que te mostrarei de ti farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei o  nome .Sê tu uma benção! Porque abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Deus chama Abraão e lhe faz uma promessa. A partir daí esse povo estava nas mãos e direção de Deus; até hoje e muitas vezes sobre disciplina severa. Mas tudo por e com amor para cumprimento do seu plano eterno.  Algo muito importante que devemos considerar é que os patriarcas e profetas eram judeus. O evangelho foi pregado primeiramente por eles e a pregação se estendeu e foram alargadas as fronteiras por conta da diáspora. Temos  o antigo testamento, três Evangelhos e as epístolas que foram escritas por eles. Jesus nasceu judeu; ensinava na sinagoga; viveu em Israel/Jerusalém até a sua morte e é ali que ele voltará. Em Atos, vimos que a igreja começou com os discípulos que eram judeus em união com os gentios que seguiam a Jesus. Então temos um legado muito grande e uma riqueza da palavra de Deus deixada por eles. Quanta gratidão!  Hebreus 1 Versículo 1 e 2  “havendo Deus outrora falado, aos pais pelos profetas, nestes últimos dias falou pelo filho “.

Não dá para deixar de mencionar que este povo também é chamado de Oliveira Verdadeira porque tem Ramos naturais com fruto de qualidade mas, em romanos Lemos que os ramos (não todos) foram cortados por conta da sua incredulidade.  Romanos 11:17 “Alguns ramos foram quebrados” Romanos 11:20  “pela sua incredulidade”. Agora, seu abatimento redundou em riqueza para nós gentios.  Em Romanos 11:17 diz: “se alguns foram quebrados e tu sendo zambujeiro foste enxertado no lugar deles”, são os participantes da raiz e da seiva da Oliveira Verdadeira”. O que é um zambujeiro ou oliveira brava? É uma árvore que dá seu fruto em abundância, mas sem qualidade. Em Jó 14:7 ”Porque a esperança para a árvore que, se for cortada, ainda que envelheça sua raiz na terra e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará e lançará ramos como planta nova”. Aqui temos a mensagem que a Oliveira não foi arrancada, só os galhos, e por isso temos de nos envolver em oração para que a Oliveira venha dar frutos, judeus e gentios juntos.  Os Judeus são os  frutos de qualidade re-enxertados na Oliveira e os gentios enxertados, mas agora com fruto de qualidade e assim agradam e glorificam a Deus. Não devemos nos orgulhar e ensoberbecer, e ser indiferentes pensando que gentios substituíram o povo judeu pois Deus poderá nos quebrar como quebrou os judeus (Romanos 8:18 a 23).

Orar pelos judeus e sua salvação para serem enxertados na Oliveira o papel de Israel (judeus convertidos)  e da igreja (gentios convertidos)  são equivalentes e precisam ser unidos em prol do Reino de Deus na Terra. E para isto, ainda que  em nossos dias, algo muito relevante precisa acontecer que está no coração de Deus. O que é? Está em Efésios 2:14 “ Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um, e tendo derribado a parede de separação que estava no  meio, a inimizade”. Este muro de separação deve ser derrubado, não por Deus, pois a morte de Jesus tudo consumou. Mas deve ser derrubado por nós homens, de ambos os lados. Muro do orgulho, feridas profundas, falta de perdão, indiferença… eu preciso amar o outro, ter como alvo a unidade, acabando a barreira, a inimizade é destruída, haverá paz. Demolir o que os separa, agora construir pontes – juntos, judeus e gentios em Cristo, um só corpo. Ninguém é superior ao outro, isto vai formando o novo homem – Projeto de Deus .  E nas diferenças não deve haver impedimento de sermos portadores das boas novas.

Judeu é Judeu e Gentio é Gentio, mas são um em Cristo, pois ambos tem acesso ao Pai conforme Efésios 2:18. Na diversidade existe unidade. Ex. homem e mulher são diferentes, mas no matrimônio se tornam uma só carne sem perderem a identidade. “Posso ser o que você é, sem deixar de ser o que sou”. Ter a mesma fé em Cristo, sem deixar de ser judeu ou gentio. Um povo é diferente do outro, mas ambos judeus e gentios cristãos têm como fundamento Cristo Jesus, onde devemos como edifício ser ajustados conforme Efésios 2:21 e 22 “e juntamente edificados para habitação de Deus no espírito”.

Muitos pensam que a noiva de Cristo são os judeus, outros pensam que são os gentios que são a noiva. Há um engano, Deus olha judeus e gentios cristãos unidos pela cruz de Cristo como um único povo, uma única noiva. O sangue de Cristo nos enlaçou, nos uniu, nos quer como um NOVO HOMEM. Ambos, os de perto (judeus) e os de longe (gentios) foram aproximados pela cruz. O desejo que está no coração de Deus é a reconciliação – buscar o que se perdeu –  Efésios 2:16 “ Reconciliasse ambos em um só corpo com Deus por intermédio da cruz, destruindo a inimizade”. O projeto de Deus se cumprirá e está a caminho: Um novo homem!

Oramos muito por missões, igreja, etnias ( e está correto) mas se ora muito pouco por Israel/judeus para sua conversão. Paulo nos alerta em Romanos 10:1 “ a minha súplica a Deus a favor deles para que sejam salvos”. Somos convidados pelo Senhor para algo que é muito maior que nós: Fazer parte do que Deus deseja. E sua palavra nos revela o que Ele deseja para uma vida plena conforme João 17:21 “A fim de que todos sejam um, e como és tu ó Deus em mim e eu em ti, também sejam eles em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. Em Atos 4:32 vemos em parte o cumprimento da oração de Jesus – “ “Da multidão dos que creram, era um só coração e uma só alma”.

Jesus anseia por esta unidade!

Clari Maria Classi é discípula de Jesus e coopera com parte da igreja em Porto Alegre.

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade