“A EXPERIÊNCIA PODE ATRAPALHAR A DEPENDÊNCIA?”
Minha resposta a este questionamento, de imediato é: “SIM, COM TODA CERTEZA!”

Você pode estar se perguntando, mas isso pode acontecer com um Pastor?E u responde que Sim, principalmente com Pastores! Irmãos, quantos de nós confiamos nos 20, 30, 40 anos de caminhada cristã e passamos a deixar de depender de Deus e dos irmãos nas nossas escolhas, nas nossas decisões, na nossa vida familiar e em tantas áreas de nossas vidas pessoais. Confiamos que o depósito que temos é inesgotável e não nos pomos em completa dependência do Pai? Pensando nisso, vem a minha memória o texto de Mateus 11:25-26. Vamos ler?

Mateus 11:25-26
Jesus, o Salvador dos humildes
Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do
céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e
as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu
agrado.

Começo a refletir então, o porquê de Jesus ter feito aquela afirmação. Jesus lidava com os doutores da lei, os sacerdotes, os escribas, os fariseus, que conheciam a Lei mas não praticavam a Lei. Adaptavam a Lei às suas próprias conveniências. Eram homens que ouviam o ensino de Jesus, mas não estavam abertos a aprender. O que eles sabiam lhes era suficiente. Não são ensináveis. Mas havia pessoas, que, independente da sua bagagem de conhecimento, estavam abertos a ouvir os ensinos do Senhor, lhe dar ouvidos, refletir, repensar a sua vida, e, quando era algo que já sabiam, se abriam para o novo de Deus, na Palavra já falada. Quantos de nós já não tivemos a experiencia de ter lido várias vezes um determinado texto da bíblia, e, um belo dia, o Senhor descortina os olhos para uma verdade transformadora?

VAMOS VER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO SÁBIO E ENTENDIDO:

  1. Não precisa de ninguém: É INDEPENDENTE:

A sua experiência é bastante para nortear seus passos. Significado da palavra INDEPENDENTE: “Que não se submete a qualquer dependência ou sujeição”. Sinônimos da palavra INDEPENDENTE: Autossuficiente, Individualista, Insubmisso, Insubordinado, Rebelde, Teimoso.

O Que a Palavra de Deus fala sobre isso?

Provérbios 3:5-6

”Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Provérbios 16:9

”O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.”

2. Anda só, é SOLITARIO

O solitário se basta. Não precisa de Conselhos. Não precisa de ajuda.

Provérbios 18: O solitário busca seu próprio interesse e rebela-se (se insurge) contra a verdadeira sabedoria. O insensato não tem prazer no entendimento, mas sim em fazer valer seu modo de vida.…

Essa versão é a King James atualizada. Achei muito interessante a expressão “fazer valer seu modo de vida”. BUSCA SEUS PRÓPRIOS INTERESSES.O que d enota isso? Essas atitudes revelam no coração a SOBERBA. Em Tiago 4:6 (b) vemos o seguinte: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Existe uma frase que tive conhecimento ha pouco: QUANTO MAIS EGO, MAIS CEGO. Tiago afirma que DEUS RESISTE AO SOBERBO. Deus deixa de se revelar a essa pessoa. Aquele que se isola, que anda só, que não é ensinável, começará mais cedo ou mais tarde, a sentir-se seco, insensível e desprovido de graça, pois DEUS resistirá a este.

3. Não ouve conselho

Vai sempre dizer “Eu já sei isso…”, E não para ouvir o que Deus está falando através do corpo.A Palavra de Deus também fala sobre Isso.

Provérbios 11:14

Não havendo sábia direção, cai o povo, mas, na multidão de conselheiros há segurança.

Proverbios 24:6

Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.

Provérbios 15:22

Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.

CARACTERÍSTICAS DO PEQUENINO DE CORAÇÃO

  1. PRECISA DO CORPO.

Não consegue andar só (não porque seja um inexperiente, mas porque tem prazer na dependência de Deus e dos Irmãos) “aquele que diz amar a Deus e aborrece a seu irmão…”

2. É ENSINÁVEL

A sua experiência ao invés de produzir no seu coração a SOBERBA E AUTOSSUFICIENCIA, o leva a depender e descansar mais e mais no Senhor.Está sempre atento ao que Deus fala através da oração, da Sua Palavra e do Seu Corpo a Igreja. Ao invés de falar… “EU JÁ SEI ISSO…”,  vai falar, “ O QUE DEUS QUER FALAR PARA MIM DESTA VEZ?

Filipenses 3:1

Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós VOS DÁ SEGURANÇA.

O que é o Evangelho do Reino? SÃO POUCAS COISAS, BEM APRENDIDAS, BEM PRATICADAS, PARA SEREM BEM TRANSMITIDAS. Precisamos buscar dia a dia a simplicidade em nossos corações e mentes, para que o Senhor encontre em nós pessoas ENSINÁVEIS.

3. AMA A DEUS MAIS QUE A SI MESMO E SUA AUTO IMAGEM

Essa atitude, vai nos levar sempre a uma postura de humilhação diante de Deus. Minha preocupação não é sobre o que os outros vão pensar de mim, mas, sobre o que DEUS tem pensado de mim e visto em mim.

EU SOU:

                Inseguro = Depende

                Desconfiado = De tudo que procede do seu coração

                Desesperado = Por entender que de mim não procede bem algum

Quando visito as bem aventuranças, posso encontrar ali características marcantes de alguém que é um pequenino de coração.

Mateus 5:1-12

Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus;Sou humilde de espírito quando me despojo do orgulho, da segurança própria, da autodependência, etc. bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

O próprio Jesus se identificou como um homem manso;

Mateus 11:29

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.

Tiago 1:21

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acú mulo de maldade, ACOLHEI COM MANSIDÃO, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

A mansidão é qualidade essencial para nos dar condições de receber e viver o evangelho de Cristo.

1 João 2:6

Aquele que diz que permanece nEle, esse também deve andar assim como ele andou. bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; É a virtude que nos leva a nos compadecer dos outros. Das suas dificuldades, do seu sofrimento, das suas lutas.bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Hebreus 12:14

Segui a paz com todos e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá o Senhor. bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Pacificador = o que promove a paz.

bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Essa palavra é meramente exemplificativa e não se encerra em si mesma. Necessário que todos nós nos coloquemos em auto avaliação constante, buscando nossa referência que é Cristo.Nã o podemos confiar na quantidade de tempo que temos de caminhada, mas, que busquemos vida de constante contrição, desenvolvendo em nós um coração puro e simples, disposto a aprender em todo tempo e situação. Não nos esqueçamos:

Salmos 51:17

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Que Nosso Amado Pai e Senhor nos abençoe

Escrito por: Eric Lins (Pastor da Igreja em Salvador

O texto acima expressa a visão do autor sobre o assunto, não sendo necessariamente a visão do site

Olhando para a sua vida hoje, você tem sido um sábio e entendido ou um pequenino de coração?