Cinco chaves para o lugar secreto!

Salmo 27

Neste texto nosso irmão compartilha sobre a importância de um tempo de comunhão com Deus de qualidade. Somos desafiados a fugir das armadilhas de um devocional mecanizado e da correria do dia a dia que nos leva a sermos muitas vezes superficiais em nosso relacionamento. Leia, medite e assista os vídeos!

 

Versículo 1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?


Vocês percebem  a forma como os pronomes aparecem aqui? Minha Luz
Minha Salvação
Minha Fortaleza. Não é incomum encontrarmos pessoas cuja via com Deus é sempre terceirizada, como o Rei Joás em 2 Crônicas,; como as esposas que dependem dos seus maridos ;  como os filhos, de seus pais e  como os  jovens da sua liderança .

Mas não era assim com Davi. Para ele, Deus não era apenas o Deus de Israel . Deus era o seu Deus. Claro, isso não quer dizer que você não precisa dos irmãos. Pelo contrário, Jesus nos ensina em João 15 que a árvore mais frutífera do lado de fora, é aquela cujas raízes estão mais profundas do lado de dentro. Os irmãos mais comprometidos em público, tendem a ser os mais dedicados no secreto. 

Mas Davi tinha uma convicção do seu relacionamento PESSOAL com Deus. Tu és a minha salvação. De quem terei medo? Temos medo de tanta coisa. Davi não era alguém imune ao medo. Nem livre de problemas. Mas ele era capaz de ver seus grandes problemas, à luz de um Deus que é muito maior. 

 Versículo 2 –  Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.

 De quem terei medo?O inimigo é incapaz de prosperar contra nós. Quando nós achamos que ele venceu, quando ele pensa que prosperou, descobrimos que acima dele, Deus está no controle das rédeas da situação. Sem a permissão do Senhor, nossos inimigos estão todos caídos. Não há esperança nenhuma neles. 

Versículo 3 – Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. 

Estando na Polônia e vendo um guerra se desenrolar na nossa fronteira, tendo três membros do nosso grupo caseiro com famílias na Ucrânia, minha esposa e eu tivemos uma leve intuição do que significa ter um exército acampado contra nós. Mas mesmo aqui no Brasil, sabemos que existe um exército de principados e potestades, com poderio e capacidade que faria Putin se esconder de vergonha. Com suas armas de guerra todas apontadas para nós, com ódio infernal nos corações. 

A solução não é ignorarmos que estamos em guerra. Não é fingir que satanás não existe. Mas existe uma forma de viver que nos permite enfrentar os exércitos das trevas e os exércitos deste mundo: COM CONFIANÇA. 

A confiança nasce da intimidade. Só confia quem conhece. E a Palavra nos diz no Salmo 20: uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós nos gloriaremos em nome do nosso Deus. Muitos de nós vivem com medo porque ainda não conhecem a Deus como deveriam, mas a confiança nasce da intimidade. E o lugar que Deus escolheu para se revelar acima de todos os lugares, é no secreto. Você não precisa acreditar nas minhas palavras. 

Vejamos o que diz o próximo versículo: 

Versículo 4 – Uma coisa peço ao Senhor , e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. 

Davi não está falando literalmente aqui. Ele não está se referindo a Siló, onde estava o tabernáculo naqueles dias. Nem ao monte Sião, onde seu filho construiria o templo no futuro. Sabemos disso porque Davi era da tribo de Judá e não da tribo de Levi. Mesmo que que ele quisesse, ele não poderia morar no Santo dos Santos. Ele tinha que respeitar os limites da antiga aliança. 

Mas Davi era um homem cujo coração vivia na Nova Aliança. Essa Casa de Deus é um lugar que está disponível a todos nós. Não é um lugar apenas para os fortes. Não é para aqueles que gostamos de chamar de gigantes espirituais. 

É um lugar para os fracos. Para os que tem medo. É para mim e para você.
E aqui nós encontramos algo muito importante! A primeira chave! para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo. Essa primeira chave é a da meditação. 

O lugar secreto não é um lugar para você inaugurar seu manual de teologia sistemática. Não é um momento para ser feito às pressas. Deus quer que você pense detidamente nele a na sua Palavra. Esse é o significado de meditar. Pensar detidamente. Apesar da pressa do mundo moderno, apesar das demandas desenfreadas ao nosso redor, como Jesus que subiu ao monte para orar e passou a noite ali .Separe tempo e esteja ali por completo.

Essa é a primeira chave: Meditação.

Tozer disse que Deus não se curva à nossa pressa nervosa nem adota os métodos de nossa era imediatista. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo, muito tempo. A.W.Tozer 

Versículo 5 – Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. 

O investimento que se faz no secreto, produz os seus rendimentos no dia da adversidade. Vocês precisam investir nessa busca à qual Davi dedicou a sua vida. A busca pela presença e pela face de Deus. 

Versículo 6 – Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei salmodiarei ao Senhor . 

Aqui vemos a segunda chave: o louvor!

Quantas vezes você tirou um tempo na sua casa só para louvar ao Senhor? Muitas vezes nós apenas associamos louvor com um encontro da igreja. Mas no lugar secreto há um anseio do Senhor por verdadeira adoração. Mesmo sem música, você pode louvar a Deus com suas palavras, levantando ações de graças. Muitos querem ver a bênção para louvar, mas como o Rei Josafá, você pode louvar antes de receber qualquer coisa simplesmente porque Deus é fiel. Esse era o coração de Davi! 

Versículo 7 – Ouve, Senhor , a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me. Aqui temos a terceira chave: Clamor.

Quando foi a última vez que você realmente intercedeu por uma pessoa no seu tempo com Deus? Quantas lágrimas pelos irmãos ao seu redor? Nós temos tanta facilidade em apontar os erros, mas tanta dificuldade em nos apresentarmos a Deus como parte da solução. Deus nos quer como intercessores. 

Jesus estava constantemente orando pelos seus discípulos e ele orou até por você, individualmente: Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; João 17:20 

Versículo 8 – Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor , a tua presença. 

Aqui vemos a quarta chave: Buscar. A busca fala de perseverança. Deve haver uma ambição espiritual em nós. 

Versículo 9 ,10- Não me escondas, Senhor , a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá. 

Essa é uma mensagem para os desanimados. Vocês lembram que Davi foi desamparado pelo seu pai? Mas ele descobriu que havia um Pai perfeito que nunca o rejeitaria ou desampararia. A ideia aqui é de adoção. 

Salmo 60 diz: Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça. 

Versículo 11 e 12 – Ensina-me, Senhor , o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam. Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade. 

Aqui, finalmente vemos a quinta chave do lugar secreto: o ensino.

Quais tem sido as tuas leituras complementares? Qual é o teu plano de leitura? Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho. 

Versículo 13 a 14 – Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. 

Aqui, ao final do salmo, Davi muda a pessoa gramatical, Ele está falando comigo e contigo. Ele traz uma mensagem de paciência e perseverança. Ele não está te chamando para uma corrida de 100m nem para um maratona, mas para a carreira de uma vida. 

Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. Essa é a “carreira” à qual Paulo se refere em 2 Timóteo 4. 

Deus nos chama para perseverarmos nessas chaves, buscando a constância na vida devocional. Assim, não só encontraremos o Senhor, mas dia após dia nos tornaremos mais semelhantes a ele. 

Assista a ministração de nosso irmão Filipe que está dividida em cinco pilares, publicados em sequência! Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=EddPoIkj79A&list=PLWvFeOFk9UUGpaG9xeM_8ZymtLUWSfrsM&ab_channel=Praticantes

 

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade