A bússola da certeza

Deus é luz; nele não há treva alguma. … Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. …Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

 — 1 João 1:5-9

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

— 1 João 2:3, 4

João escreveu três epístolas, o Evangelho de João e o Livro do Apocalipse. Ele escreveu sua primeira epístola para que seus leitores soubessem que eles tinham a vida eterna. Ele queria que aqueles que acreditavam intelectualmente cressem em seus corações e tivessem a certeza da salvação.

João apresenta oito pontos para certeza da salvação, como em uma bússola. O primeiro ponto da bússola da certeza tem como base os fatos. A fé é baseada em fatos e evidências.

O segundo ponto é fé nos fatos do Evangelho, morte e ressurreição de Jesus. O terceiro ponto é o perdão. Se confessamos nossos pecados, temos a promessa de que Ele nos perdoa.

O quarto ponto da bússola da certeza é a comunhão. A ressurreição de Cristo significa que podemos conhecê-Lo e ter comunhão com Ele.

Podemos nos unir a Pedro e dizer “Eu não posso, mas Ele pode, e está comigo. Eu não sou, mas Ele é, e está comigo”. Compartilhamos tudo o que Ele tem e em troca, compartilhamos tudo o que temos com Ele.

A próxima posição da bússola da certeza é seguir. Se seguimos a Jesus, Ele vai nos dar certeza e convicção da nossa salvação e também nos fazer mais semelhantes a Ele.

A sexta posição é liberdade. Se cremos e seguimos Sua Palavra, conheceremos a verdade por experiência própria e a verdade vai nos libertar.

A sétima posição é plenitude. João escreveu essas palavras para que nossa alegria seja completa.

A oitava e última posição da bússola da certeza é frutificação. Jesus é a videira. Será que estamos dispostos a ser seus ramos frutíferos? Os frutos são um sinal de certeza de que Deus está fazendo Sua obra em nós.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

https://youtu.be/LJZ_C_ge9Zs

Ouça o áudio da lição 84 dos estudos do Novo testamento.

https://www.pregacaocrista.com/wp-content/uploads/2022/02/A-Bussola-da-Certeza.mp3

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo.

Como está a bússola da sua vida?

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra
https://www.pregacaocrista.com/ecap/

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade