O contexto do sermão do monte

Jesus foi por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.

Notícias sobre ele se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou.

Grandes multidões o seguiam, vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão.

Mateus 4:23-25

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,

e ele começou a ensiná-los, dizendo:

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Mateus 5:1-11

O contexto do sermão , é que Jesus, desejando ensinar os seus discípulos, visando uma transformação pessoal, subiu com eles ao monte e fez um retiro, para que eles compreendessem qual era o Seu sistema de valores e depois pudessem aplicar o que aprenderam na vida daqueles que estavam aos pés do monte.

Cada palavra dita por Jesus estava treinando, habilitando, instruindo e preparando seus discípulos para que eles se tornassem resposta ao mundo e agentes de transformação por onde passassem sendo discípulos parecidos com Jesus.

Desde aquela época ate os dias de hoje, as multidões vivem aflitas com seus problemas, angústias, situações que, sem Jesus, sao impossíveis de serem resolvidas . Desta forma, no contexto do sermão do monte, Jesus traz um conjunto de ensinamentos principais onde chama os homens a serem luz do mundo e sal da terra os quais se permitam serem usados por Deus para serem resposta e solução às pessoas.

O sermão que, devido ao local onde foi feito, se tornou conhecido como o Sermão da Montanha, começa marcado pelas bem-aventuranças e depois a aplicação em suas vidas. Sao 8 atitudes para torná-los luz do mundo e sal da terra, sendo a primeira bem-aventurança ensinada por Jesus a ser “pobre em espírito”, não remetendo à miséria, mas apontando para ser empobrecido da sua própria vontade para servir o Reino.

O objetivo de Jesus era que os discípulos entendessem que era melhor diminuir do que crescer e que, no Reino de Deus, eles deveriam se portar como súditos. Eles precisavam viver a verdadeira humildade sendo “ninguém” antes de se tornar alguém, diminuindo-se e reconhecendo a soberania da vontade do Senhor sobre suas vidas. Pedro, que era ninguém, foi um grande exemplo disso e até negou a Jesus três vezes. Em seguida, após a ressurreição de Cristo, quando o viu, tornou-se alguém. Mais tarde, após o dia de pentecostes, Pedro descobriu o que Jesus pode fazer através de alguém!

Procure ter a humildade de ser “ninguém”, para que Jesus te torne alguém e te use como luz do mundo e sal da terra, como solução para os perdidos e feridos! Deseje ser pobre em espírito!

https://www.youtube.com/watch?v=KMzYCKQlX4A

O Contexto do sermão do Monte – Sermão do Monte – Episódio 01

O Contexto do sermão do Monte – Sermão do Monte – Audio Episódio 01

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

INSCREVA-SE NO ECAP

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade