Nascido de novo: o que, por que e como?

Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.

O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.”

— João 3:5-8

 “Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”.

— João 3:14-17

 O primeiro relato de milagre de Jesus ocorreu num casamento quando o vinho do anfitrião acabou. Jesus transformou grandes jarros de água em vinho, permitindo que a celebração continuasse.

Esse milagre simboliza o novo nascimento e mostra que Jesus pode transformar qualquer situação difícil e impossível num motivo de alegria. É uma figura do que acontece quando cremos n’Ele. Ele toma uma pessoa comum, e milagrosamente nos transforma: o novo nascimento.

No segundo capítulo, João conta que muitos creram em Jesus diante dos Seus milagres, mas não O seguiram. E como eles não se comprometeram com Jesus, Jesus não se comprometeu com eles também. Existem diferentes tipos de fé: nem tudo que se diz fé é fé salvadora. Muitos tinham apenas uma fé intelectual. No capítulo dois, também vemos que Jesus prevê sua morte e ressurreição ao terceiro dia.

Em João 3, Nicodemos, um mestre da Lei, foi até Jesus durante a noite e Lhe fez algumas perguntas. Jesus disse que a única maneira de ver a o reino de Deus é pelo novo nascimento.

Aqueles que experimentam o novo nascimento podem reconhecer Jesus como seu Senhor. É preciso fé para experimentar o novo nascimento. Jesus deixou isso claro na sua conversa com Nicodemos que Ele era Deus, o único Filho de Deus e que pela fé nEle, podemos ser salvos, ser nascidos de novo. E uma vez nascidos de novo espiritualmente, vemos a Deus como nosso rei.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Assista o vídeo desta lição abaixo:

Ouça o áudio desta lição abaixo:

Baixe o Material de Apoio Utilizando os Links Abaixo

Guia do Professor

Caderno de Exercícios

INSCREVA-SE NO ECAP
 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade