Eu não posso, mas Ele pode.

Eu não posso, mas Ele pode.

 

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.  

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 5:6 e 10

   Transformar os seus discípulos em homens preparados para ser solução aos problemas do povo que ainda não o conhecia, era uma prioridade para Jesus. Ele os levou ao alto de um monte, em um retiro, para ensinar-lhes como deveriam se portar para serem luz do mundo e sal da terra e para, principalmente, saírem daquele discipulado reconhecendo: eu não posso, mas Ele pode. Aqueles homens precisavam liberar o que aprenderam sobre outras vidas, sabendo que só poderiam realizar qualquer tipo de manifestação de poder através de Jesus.

   Em seu ensino, Cristo quis voltar o coração dos discípulos à justiça. Tanto, que duas das oito bem-aventuranças tratam sobre o assunto. O que acontecia na época, era que os mestres da lei se apegavam à justiça horizontal, dos homens, sem praticar a justiça vertical, que pertencia ao Senhor. Apesar de serem muito apegados às escrituras e desejarem praticá-la ao pé da letra, eles ignoravam a verdade de seus corações e se preocupavam apenas com as aparências.

   Jesus estava dizendo que felizes são aqueles que têm fome e sede de justiça, mas não aquela que os faria dar esmolas, orar em público, ou fazer qualquer tipo de ação que os beneficiaria diante dos homens. Não era sobre reconhecimento ou vingança que Jesus estava ensinado, era sobre uma fome que só se saciaria com a justiça divina, com algo que só poderia vir de Deus e ser encontrado n’Ele… Algo que nos faz compreender de todo coação que eu não posso, mas Ele pode! Aquele que buscasse essa justiça, seria completamente satisfeito.

    A justiça dos homens não satisfaz. Aquele era o momento deles aprenderem que o método horizontal de justiça nos leva à ações ainda mais drásticas para ter algum resultado diante dos homens, enquanto, diante de Deus, não faria sentido algum, pois ele sonda os corações. Dentro do mesmo discurso Jesus ainda ensina que seremos perseguidos por buscar essa justiça vertical, que nem sempre teremos a tranquilidade de uma vida sem guerras, como almejamos, mas que ainda assim, dos perseguidos é o Reino dos céus!

    Você se considera justo? E quando pensa em justiça, a sua perspectiva é como a dos homens ou a de Deus? Confesse o mesmo significado de justiça que Jesus confessou no sermão do monte. Diga: Eu não posso, mas Ele pode. Pratique a justiça divina e seja completamente satisfeito!

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

 

Ouça o áudio do Sermão do Monte – Episódio 03

https://podcast.encontrocomapalavra.com/wp-content/uploads/2022/01/Eu-Nao-Posso-Mas-Ele-pode.mp3

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade