A excelência da palavra de Deus 

O vocábulo “excelência” expressa algo que é superior; que a tudo supera. A palavra de Deus sempre se encontra acima de todas e demais palavras que possam ser proferidas. A razão é óbvia, quem pode proferir palavras com a sabedoria e a autoridade daquele que criou o universo e tudo o que nele se encontra? A Bíblia é a Palavra de Deus dirigida aos homens. Sempre ela é uma palavra conclusiva em tudo que ela diz. Nós não podemos decidir se vamos aceitá-la ou não. Ela é sempre soberana. Ela não é “como a flor da erva; seca-se a erva; e cai a sua for; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente”. (I Pedro 1.24,25). Toda a palavra que procede de Deus é imutável, enquanto a que tem origem no homem é efêmera e precária. Essa é uma das fortes razões para que a igreja, serva de Deus para servir ao mundo, deve conhecer e viver sob a instrução da sua Palavra.
Ao decidir criar o homem e a mulher, Deus anunciou o fato com a sua própria voz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Tudo teve origem pela palavra que Deus pronunciou. Após criar esse primeiro homem, o Criador “os abençoou e lhes disse…” (Gênesis 1.26), Isso atesta que havia uma comunicação entre Deus e o ser que ele formou do pó da terra. Deus nunca deixou de se dirigir a quem ele ama. Ele é o Pai afetuoso que anseia se achegar aos membros da sua família.
A palavra de Deus um dia se fez carne. O livro de Hebreus, assim, revela: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo” (Hebreus 1.1,2). E o evangelho de João nos ensina que: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (João 1.1,14).
Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus por excelência: “Pois o enviado de Deus fala as palavras dele” (João 3.34). Jesus é a Palavra do amor divino que vem a nós, mesmo quando ela profere um julgamento.

Na Bíblia encontramos de Gênesis ao Apocalipse, muitos testemunhos sobre a pessoa e a obra de Jesus. Essas declarações são os pontos mais altos de toda a palavra que procede de Deus, pois, visa que o homem conheça o seu propósito eterno: o de trazer para si todos que estão distantes dele. No Antigo Testamento, desde Abel até os profetas, encontramos homens e mulheres que morrem na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe” (Hebreus 11.13). Esses creram e compreenderam que elas se realizariam com a vinda do Filho de Deus ao mundo – “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele [em Jesus] o sim.” (II Coríntios 1.20).

O imutável pedido de Jesus a todos os seus discípulos, é: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15.7). Essa é uma das muitas razões pela qual nós, individualmente, e a igreja em geral, precisa amar, conhecer e viver a palavra divina. Assim como Jesus precisou abrir a mente dos discípulos em Emaús, para que eles entendessem as Escrituras (Lucas 24.27); ele precisou fazer o mesmo com os demais discípulos que estavam reunidos quando lhes apareceu após a ressurreição (Lucas 24.40).

Hoje ele quer abrir as nossas mentes para que possamos “ouvir” e “crer” mais profundamente em toda a sua palavra. Para que isso ocorra, o estudo, a leitura, o ouvir da Palavra, requerem, de nossa parte, uma atitude de oração. Somente assim, o Espírito Santo revelará a quem ora, toda a riqueza que os textos bíblicos contêm. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16). Nunca o Espírito Santo deixa de revelar a verdade eterna aos que estão atentos para ouvi-lo.

O PROPÓSITO DE PALAVRA DE DEUS

II Timóteo 3.15-17 nos informa sobre um conselho que Paulo enviou ao seu discípulo Timóteo, dizendo-lhe que: “as sagradas letras,que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”, e que, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra”. E Pedro em sua carta diz:: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido dadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo” (II Pedro 1.3,4).

A PALAVRA DE DEUS É:

VIDA – I João 6.63 – “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.
PRODUZ FÉ – Hebreus 11.3 – “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”.
ELA LIMPA – João 15.3 – “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.
ELA É LUZ – II Pedro 1.19 – “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”.
TRÁS ENTENDIMENTO – Salmo 119.105 – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”.
PRODUZ SEGURANÇA – Mateus 7.24,25 – “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”.
REGENERA – I Pedro 1.23 – “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre”.

alt

A Palavra é eterna – “a palavra do Senhor, porém, permanece para sempre” (I Pedro 1.25). A Bíblia deve ser o nosso alimento espiritual diário. Se nós desejamos ser fortes e vigorosos na fé que professamos, precisamos conhecê-la. Para que possamos tomar decisões corretas, devemos lê-la constantemente. E quando faltar graça para assimilá-la, nela devemos meditar e orar. Necessitamos dela para que o nosso viver diário seja santo e produtivo, bem como, para darmos testemunho da nossa fé aos outros. Se alguém não possui o necessário entendimento do que ela ensina a própria Escritura diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tiago 1.5). Não esqueçamos que a Palavra é: (a) O leite que nutre e, para isso: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (I Pedro 2.2); (b) água que limpa – “tendo-a purificado por meio da lavagem e da água pela palavra” (Efésios 5.26); (c) espada para as lutas – “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6.17); (d) mel que deleita – “os juízos do Senhor são verdadeiros e igualmente justos,… são mais doces do que o mel e o destilar dos favos” (Salmo 19.10); (e) fogo e martelo – “Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23.29); e, finalmente, “A lei do Senhor é perfeita e  restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os os olhos” (Salmo 19.7,8). Amém.

Escrito por: Erasmo Ungaretti – Janeiro de 1976

Pastor na comunidade de discípulos em Porto Alegre.

O texto acima expressa a visão do autor sobre o assunto, não sendo necessariamente a visão do site.

A Palavra de Deus é absoluta em sua vida? Medite que lugar a palavra tem ocupado em sua rotina diária. Comece hoje um plano de leitura, aumente sua comunhão com a palavra.

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade