Os três fatos do pecado

“Como o Oriente está longe do Ocidente, assim Ele afasta para longe de nós as nossas transgressões”

Salmos 103:12

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito da vida me libertou da lei do pecado e a da morte”

Romanos 8:1, 2

De acordo com Davi, resolvemos nosso problema de culpa reconhecendo o padrão de Deus do que é certo e errado e este padrão nos convence de que somos pecadores. Quando confessamos nosso pecado, Deus restaura nossa alma. Essa é uma das aplicações mais importantes que tiramos da história do pecado de Davi.

Aprendemos com a vida de Davi que existem três fatos sobre o pecado. Primeiro, o pecado tem terríveis consequências. O pecado sempre vem com um castigo, no presente e no futuro. Segundo, o pecado é poderoso. Se um homem como Davi pode ser derrubado pelo pecado, quem somos nós para acharmos que podemos permanecer firmes? Não podemos jamais subestimar o poder do pecado. 

E terceiro, o pecado tem um alto preço. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). O pecado deixa cicatrizes e marcas, e algumas delas são irreversíveis e irrevogáveis. 

Como o veludo preto que expõe o brilho dos diamantes do joalheiro, o salário, o poder e o preço do pecado fazem os três fatos da salvação brilhar mais intensamente. Primeiro, Jesus Cristo removeu o castigo do pecado. Segundo, o Espírito Santo é mais poderoso do que o poder do pecado e impede que o poder do pecado governe sua vida.

O terceiro fato da salvação é um pouco mais complicado, porque tem a ver com as manchas, cicatrizes e preço do pecado. Aos olhos de Deus, até mesmo as manchas do pecado são removidas pelo perdão, mas às vezes, são irreversíveis no prisma humano. As consequências dos nossos pecados podem permanecer, mesmo tendo sido plenamente perdoados por Deus.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Assista esta esta palavra pelo youtube:

 

Ouça o áudio desta lição!

 

Baixe o Material de Apoio Utilizando os Links Abaixo

Guia do Professor

Caderno de Exercícios

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

INSCREVA-SE NO ECAP

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

 

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade