O que é a igreja?

Igreja são todas as pessoas, em todo o mundo, que se converteram a Jesus Cristo e seguem Sua Palavra. É como um Corpo. Uma igreja é formada por pessoas, não por construções físicas (templos).

As pessoas não se reúnem na igreja. É a igreja  que se reúne em um lugar.

Em 1 Coríntios 12:12-27 está escrito que o corpo de Cristo se reúne em vários lugares. Quando se reúnem, temos uma congregação. Sl 22.22:  “A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação”. Congregar significa agregar com outros membros do Corpo.

Podemos ver alguns exemplos na Bíblia da palavra igreja sendo usada no plural, por exemplo, em Gálatas 1:2: “e a todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia”. Nota-se que “igrejas” nesse caso são os muitos grupos de pessoas reunidas em diferentes localidades.

Ser igreja, ou fazer parte da igreja, é uma ordem de Deus. O texto de Hb 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Se é uma ordem de Deus, não temos o direito de achar que às vezes é importante congregar e às vezes não. Sempre é importante que eu esteja presente nos cultos a Deus juntamente com outras pessoas; poucas circunstâncias em nossa vida são empecilho para isso.

Porque é tão importante? Deus deixou detalhado o que fazer nos encontros. Observe 1 Co 14:26:

Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.”

Observe que o texto diz quando vos reunis, e não se vos reunis.

Devemos participar do corpo de Cristo, pois é isso que Deus espera de nós.

A Igreja, o Corpo de Cristo, que está espalhado pelo mundo todo, organiza-se na forma de igrejas locais. A Igreja Local é aquela que se reúne em uma cidade ou localidade específica. A Bíblia traz inúmeros exemplos dessa prática (Igreja em Éfeso, Igreja em Tessalônica, Igreja em Corinto, etc.). Infelizmente, as pessoas acabaram se dividindo ao longo dos anos por divergências de opinião e doutrinas, criando as mais diversas denominações evangélicas. Existem dezenas de milhares de denominações cristãs no Brasil e no mundo.

Temos o chamado de sermos um como Jesus e o Pai são um, para que o mundo creia (Jo 17:21).

Por Mauro Fraga

Confira também:

Voltar para: ministrações e estudos

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade