Os cinco elos do casamento – Resumo

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

 Gênesis 2:18-24

Você, que está solteiro, acredita que o casamento não é para você? Quando passamos por frustrações e decepções, acabamos por pensar que o casamento talvez não seja o propósito que Deus tem para as nossas vidas. Mas será que isso é verdade?

 

 Primeiro, precisamos concordar que, sim, existem pessoas que foram chamadas para o celibato e que serão plenamente satisfeitas, mesmo que nunca encontrem um parceiro para dividirem suas vidas. Elas viverão normalmente e realizarão outras coisas que não envolvam cuidar da própria família, como marido ou esposa e filhos.

 

 Mas isso não é o que Deus reservou para qualquer pessoa. Já estudamos por aqui como o Senhor se alegra na formação das famílias. Essa, inclusive, é a forma com a qual Ele se relaciona conosco. Deus é o nosso pai, Jesus é seu filho e nós fomos adotados, mesmo sem merecer, e agora podemos fazer parte desta família espiritual.

 

 É com a formação de uma família também, que a bíblia retrata a relação de Cristo com a Igreja. Nós somos sua noiva e O esperamos ansiosamente para o grande dia: quando finalmente poderemos celebrar o nosso matrimônio eterno. Isso não é emocionante?

 

 Quando Deus formou o homem, fez uma prudente observação: não é bom que ele esteja só. Não é bom que eu e você vivamos uma vida solitária, fechados para qualquer interação amorosa, mesmo que tenhamos passado por perdas dolorosas e não desejemos deixar o luto. O desejo de Deus é que formemos famílias!

 

 Pare para pensar um pouco sobre o assunto e veja se você não tem sido resistente a respeito dele. O Senhor está sempre pronto para nos restaurar e dar uma nova perspectiva de futuro!

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

 

Ouço o áudio da lição abaixo:

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

 
Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

 

 

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade