Dá para acreditar na criação?

Como encaixar Deus em um estudo científico?

 

“No princípio Deus criou os céus e a terra”

 Gênesis 1:1

Existem duas visões completamente diferentes sobre a criação. Uma delas crê que o relato da criação de Gênesis não é confiável do ponto de vista científico e que, portanto, a Bíblia não pode ser aceita como verdadeira ou inspirada por Deus. A outra visão crê que a ciência não é confiável se não se enquadrar na nossa interpretação do relato de Gênesis. Mas a questão verdadeira é saber se a versão bíblica e a ciência são compatíveis. A Bíblia não é um livro de ciência, mas um livro sobre a salvação que usou cerca de dois capítulos dos seus 1189 para contar sobre o início do mundo. 

Precisamos compreender que Deus não se encaixa num estudo científico. Ele não pode ser medido nem provado. A ciência não lida com questões de fé. A ciência não pode provar que Deus existe ou não.

A ciência e a Bíblia concordam em muitos pontos. Por exemplo, os cientistas acreditam que num determinado momento a terra esteve sob as águas, e é isso que o livro de Gênesis afirma. Os cientistas acreditam que a vida animal começou na água e a Bíblia também afirma isso.

A palavra hebraica “bara” significa “criar do nada”. Essa palavra é usada apenas três vezes no relato da criação de Gênesis. Todas as outras vezes que os verbos “criar” ou “fazer” são usados no original em hebraico, a palavra indica algo criado ou alterado a partir de alguma coisa que já existia.. A primeira vez, ao falar do princípio da criação (versículo 1), quando Deus criou a matéria e a energia; quando Deus criou a vida animal (versículo 21) e quando Deus criou a vida humana (versículo 27). Nessas três criações Deus criou algo a partir do nada e essas criações são exatamente os elos perdidos na ciência. Os evolucionistas não conseguem explicar como tudo começou; eles não sabem explicar como a vida vegetal se tornou animal; e eles não conseguem explicar como a vida animal se tornou vida humana. O livro de Gênesis liga esses elos perdidos e explica essa dúvida com a palavra “bara” – “Deus criou”. 

Precisamos escolher como olhar para este assunto, se com os olhos de fé e da certeza que existe um criador soberano ou apenas à luz de nossa limitada compreensão do universo e das muitas perguntas que ainda não temos resposta!

 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

 

 

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

INSCREVA-SE NO ECAP

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

 
Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade