“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”
“O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui. Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.”
“Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio, isso faço. E se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus, mas com a carne, da lei do pecado.”
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque aquilo que a lei fora incapaz de fazer, por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando o seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês, porém, não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas, se Cristo está em vocês, o corpo está sujeito à morte por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão.”
Todos nós enfrentamos batalhas internas que parecem maiores do que nossas forças. A luta contra a carne é constante, e muitas vezes nos sentimos incapazes de vencer os desejos que nos afastam de Deus. Essa guerra interior revela tanto a nossa limitação quanto a necessidade urgente de buscarmos a ajuda que só o Senhor pode dar.
O pecado se apresenta de forma atraente, mas suas consequências são sempre destrutivas. Ele escraviza e tenta nos convencer de que não existe saída. Contudo, a Palavra nos ensina que a vitória não está em nosso esforço humano, mas na ação do Espírito de Deus que habita em nós. É Ele quem fortalece, renova nossa mente e transforma nossos desejos.
A vida segundo a carne resulta em morte, separação e frustração; já a vida segundo o Espírito traz paz, liberdade e comunhão com Deus. Ele nos guia a escolhas que honram ao Senhor e nos liberta da condenação que antes nos dominava. Essa transformação não é imediata, mas fruto de uma caminhada diária de dependência e obediência.
Reconhecer nossa incapacidade não é fraqueza, mas o primeiro passo para a verdadeira força. Quando entregamos nossas lutas a Deus, deixamos de viver como escravos do pecado e passamos a viver como filhos livres, guiados pelo Espírito. Essa é a essência da fé cristã: confiar que a vitória vem d’Ele, e não de nós.
Portanto, a luta contra a carne é real e diária, mas não estamos sozinhos. A graça de Deus nos sustenta, e Aquele que começou a boa obra em nós é fiel para completá-la. É n’Ele que encontramos a força para dizer “não” ao pecado e “sim” a uma vida plena, marcada pela presença do Espírito Santo.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Assista o vídeo desta lição abaixo:
Ouça o áudio desta lição no link abaixo:
INSCREVA-SE NO ECAP