“E o povo disse a Josué: ‘Serviremos ao SENHOR, o nosso Deus, e lhe obedeceremos”
“Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo”
O livro de Juízes cobre 400 anos depois da conquista da Terra Prometida; 400 anos depois que os israelitas disseram que serviriam e obedeceriam a Deus. Não havia rei nesse período da história do povo hebreu e “cada um fazia o que lhe parecia certo” (Juízes 17:6). O problema mais sério retratado no Livro de Juízes é o ciclo de apostasia ou afastamento.
O povo se comprometia a obedecer a Deus, mas depois abandonava sua fé. Eles começavam firmes no compromisso com Deus, mas depois se distanciavam desse compromisso, tornavam-se corruptos e eram dominados por seus inimigos. No meio da dificuldade, eles clamavam a Deus, que lhes enviava um juiz e os livrava e então eles reafirmavam o compromisso deles com Deus. Mas depois, o ciclo recomeçava.
Observamos este ciclo acontecer sete vezes no Livro de Juízes, o que nos ensina, como indivíduos e como nação, que podemos perder as bênçãos de Deus quando esquecemos o nosso compromisso de amá-Lo e obedecer-Lhe. O Livro de Juízes nos adverte para os perigos de negligenciar Deus e para as recompensas de amar, adorar e servir a Ele.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Para se inscrever nos cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net