Foco na fé

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois por meio dela os antigos receberam bom testemunho.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

 Hebreus 11:1-2, 6

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.

— Hebreus 12:1

Os leitores de Hebreus na época da carta estavam sendo perseguidos e por isso estavam desencorajados. O autor os incentiva a lembrar de quando eles haviam sido salvos, de quando encontraram em Jesus o primeiro amor. Ele também os lembra que se permanecerem firmes na fé, receberão nos céus uma grande recompensa! O autor os exorta a se manterem firmes na fé porque os justos vivem pela fé. Somos salvos pela fé! E depois viveremos pela fé! 

O capítulo 11 de Hebreus é considerado o Capítulo da Fé e no seu primeiro verso já nos apresenta a definição de fé. Quando temos esperança, cremos que há algo de bom nesse mundo e que algo de bom acontecerá para nós, embora não tenhamos nenhuma evidência. A fé é a evidência, e dá substância à nossa esperança. A fé bíblica consiste em crer em algo ou alguém que não se pode ver, mas tem como base a evidência. Nessa passagem, a fé é a evidência de alguém que não vemos: Deus. A maior evidência de Deus é uma pessoa que tem fé, porque Deus é a fonte da fé. 

Devemos manter a nossa fé firme porque sem ela não seremos capazes de agradar a Deus. Quando nos achegamos a Deus, devemos crer que Ele existe e que Ele recompensa aqueles que o buscam. Em Jeremias 29:13 Deus diz:  “Vocês me buscarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”

A fé envolve ação. Todos os heróis da fé mencionados em Hebreus 11 tiveram ações de fé. Noé, que jamais tinha visto chuva, trabalhou durante 120 anos para construir uma arca! A evidência da fé de Noé foi mostrada pela sua obediência a Deus e sua ação foi a construção da arca. 

Hebreus 12:1 nos conta que os heróis da fé nos rodeiam como se estivéssemos em um grande estádio. Nós somos os participantes e eles são as testemunhas que torcem por nós. O autor nos lembra de que Deus disciplina aqueles que Ele ama. Mesmo que a disciplina, no momento em que acontece, seja difícil, o seu propósito é afirmar nossa salvação através de Jesus Cristo.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

 

Ouça o áudio da Lição 75 do Novo Testamento.

      Foco na Fé

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade