“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Mateus 7:1-5

Aprendemos com as lições do Sermão do Monte os ensinamentos preciosos sobre o nossa vida com Deus e com o nosso próximo. Jesus concentrou em poucos capítulos de Mateus, o resumo do verdadeiro significado de uma vida segundo o evangelho.

O que o último capítulo deste sermão tem a nos ensinar? Cristo revela a importância de termos os nossos olhos fixos em três lugares:

  1. dentro de nós
  2. ao nosso redor
  3. no alto.

Esses eram os lugares nos quais Ele concentrava toda a sua atenção e nós devemos seguir o seu exemplo.

Quando olhamos para dentro de nós, fazemos uma autoanálise. Isso é muito importante, para que sempre estejamos posicionados em um lugar de humildade, reconhecendo as nossas falhas e pontos a serem aprimorados, a fim de que pareçamos cada vez mais com Jesus. Cultivar esse hábito mantém os nossos pés no chão e o nosso coração alinhado com o do Senhor.

 Mas não era suficiente olhar para si, sem olhar para o alto. Precisamos de uma referência. Quando mantemos os nossos olhos fixos no alto, não somos reféns da cultura que impera nesta terra, mas somos condicionados à uma vida santa e justa diante do Senhor. É do céu que recebemos dons, poder e capacidade para completar a obra de Deus. E nós só olhamos para dentro e para o alto com um objetivo: olhar ao redor. Deus não é egoísta e muito menos deseja filhos egoístas. Tudo o que vemos, ouvimos e aprendemos, deve ser compartilhado com o nosso próximo com a mesma compaixão que Jesus teve ao notar que seu povo não tinha pastor. Ele se auto examinava, mantinha seus pensamentos no alto e podia ajudar quem precisasse!

 Agora responda: como você gostaria de ser tratado? Como gostaria que alguém apresentasse o evangelho a você? Faça o exercício de autoanálise e alinhe o seu olhar para o alto.

Você nunca mais será o mesmo se deixar de olhar para esse mundo e começar a olhar para onde Jesus olha!

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio da Lição 22 dos estudos do Sermão do Monte.      

Lição 22 – O disciplina espiritual da oração

      O convite mais importante | Sermão do Monte Ep. 22

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra