“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Mateus 6:19-21

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Mateus 6:25-34

 As altas demandas das nossas rotinas nos impedem de ter tempo de parar e analisar o que tem consumido as nossas mentes. Estamos sempre atarefados, corridos, pensando na próxima tarefa, nos próximos passos e deixamos de priorizar e pensar em coisas boas e que são dignas de louvor. Já parou para observar o que você tem pensado?

 Os nossos pensamentos revelam quais são os valores que carregamos, pois onde está a nossa atenção, está aquilo que valorizamos. É impressionante pensar no cuidado de Jesus com cada um de nós ao nos ensinar sobre o que pensar. Ele havia observado como as preocupações com as coisas terrenas estavam ocupando a mente das pessoas, a ponto de fazê-las esquecerem da soberania de Deus sobre todas as coisas.

 Quantas vezes você já se preocupou com o que comer e o que vestir, sem considerar que é Deus quem pode cuidar e prover todas as coisas para você? Quantas vezes você valorizou as coisas terrenas sem se lembrar da recompensa eterna que te espera? Todas essas coisas haviam perdido o verdadeiro sentido e Jesus queria mostrar o que verdadeiramente importa.

 Faça o exercício de observar quais são os pensamentos e desejos mais frequentes que você tem pela manhã, ao se deitar e no decorrer do seu dia. Se neles não houver bondade, louvor e o Reino de Deus, peça em oração para que Jesus te ajude a ter a confiança plena n’Ele sem as demais preocupações.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio da Lição 18 dos estudos do Sermão do Monte.      

Lição 18 – Os valores verticais de um discípulo

      Os Valores Verticais de Um Discípulo | Sermão do Monte Ep. 18

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

INSCREVA-SE NO ECAP

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra