“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,

de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.

Mateus 6:1-4

 Continuando as nossas reflexões sobre o Sermão do Monte, agora entramos no capítulo 6 de Mateus. Até aqui, através das bem-aventuranças e da sua aplicação, nós olhamos para dentro de nós mesmos e analisamos a nós mesmos segundo a Palavra. Quando lemos a bíblia, podemos fazer esse exercício diário, acompanhando a nossa transformação.

 Mas essa mesma transformação nos prova durante as mais diversas situações das nossas vidas. Quando oramos, somos provados. Será que estamos orando a Deus ou para mostrar que somos espirituais? Quando amamos, somos provados. Estamos amando incondicionalmente ou somente aqueles que nos interessam?

 Desta forma, somos postos à prova, enquanto novas criaturas, diante das obras de justiça. Por confundi-las com caridade, muitas pessoas passam a vida desejando serem reconhecidas e prestigiadas por suas ações. Ajudam outras pessoas somente em busca de uma recompensa, mas não foi isso que a palavra nos ensinou.

 Interpretar a bíblia de uma forma legalista e conveniente gera esse tipo de resultado. Buscamos tão incansavelmente as recompensas terrenas, que somos fadados a elas somente. Somos tolos ao negligenciar as recompensas eternas, divinas e espirituais, que estão reservadas àqueles que obedecem ao Senhor e buscam somente a Sua aprovação.

 Fazendo uma breve autoanálise, você poderá identificar qual tem sido o anseio do seu coração. Facilmente nos perdemos no sistema deste mundo, na cultura desta terra e nos ensinamentos tão convincentes de pessoas que não temem a Deus. Mas a bíblia é clara, atual e não precisa ser alterada. Lendo os ensinamentos de Jesus no Sermão do Monte, você terá o manual que precisa para viver de acordo com a cultura do Reino de Deus!

 Busque viver de acordo com essa cultura, aprenda a lidar com a lei de Deus e o seu irmão, a vida comum e as coisas espirituais. Tudo isso está acessível, para que você possa estudar e aprender o que Jesus espera de você.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio da Lição 15 dos estudos do Sermão do Monte.      

Lição 15 – O disciplina espiritual da oração

      A lei de Deus e seu irmão | Sermão do Monte Ep. 15

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra