O Livro de Romanos é a obra prima teológica de Paulo. Paulo expõe a doutrina fundamental da Justificação (que Deus declara o injusto completamente justo por causa da obra de Jesus Cristo). Sobre este pilar ele constrói o seu argumento sobre o poder do evangelho de transformar pecadores injustos em justos justificados, pela cruz de Jesus que nos faz justos. As boas novas são que em Cristo nos tornamos justificados, “como se nunca tivéssemos pecado”.

“Não me envergonho do evangelho, porque é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé’.”

— Romanos 1: 16-17

A carta de Paulo aos Romanos é uma obra prima teológica, composta depois de anos de um ministério frutífero.

Apesar de ser dirigida aos romanos, provavelmente porque Roma era a capital do mundo, na verdade, ela se destina a toda a igreja e explica a doutrina crucial da Justificação (Deus declara o injusto totalmente justo por causa da obra de Cristo).

É sobre este pilar que Paulo constrói o argumento sobre o poder do evangelho de transformar pecadores injustos em homens justificados.

  • Este livro complexo pode ser dividido em quatro seções:
  • capítulos 1-4 trata a questão do pecado na humanidade;
  • capítulos 5-8 explicam como aqueles que são “declarados justos” devem viver e as lutas envolvidas nisso;
  • capítulos 9-11 tratam de Israel, do seu futuros, e do mundo;
  • e os capítulos 12-16 abordam como aplicar essas verdades doutrinárias na prática.

Nos primeiros quatro capítulos, Paulo explica a Justificação e como todos nós somos contaminados pelo pecado.

Ele continua mostrando algumas acusações de Deus contra nós, a resposta Dele a este dilema de “nos entregar” a liberdade para escolher um comportamento injusto e os resultados destrutivos dessas escolhas. Apesar das más notícias, de que estamos separados do Deus justo pelo nosso pecado, da nossa decisão de continuar no pecado e da Sua ira santa contra nós, há esperança… a cruz de Jesus Cristo pode nos tornar justos.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio da Lição 40 do Novo Testamento

      Lição 40 - Homem e Deus
Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo.
Estudos do ECAP – Encontro com a palavra