Seja sal e luz nesta terra

Saleiro e lâmpada deitados na mesa

“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’ e o seu ‘não’, ‘não’”. Nos tempo de Jesus, os líderes religiosos tinham um sistema de juramento. Jesus insistiu com Seus discípulos para que fossem pessoas da Palavra e que tivessem palavra, que buscassem o Espírito da Lei e não a letra da lei. “Olho por olho e dente por dente” não se destinava a ser uma dura exigência para a justiça, mas sim um limite para a vingança que uma pessoa ofendida podia fazer.

Ser sal da terra e luz do mundo significa ter uma vida que glorifica ao nosso Deus e leva Jesus para outras pessoas. Todo crente é chamado para ser sal da terra e luz do mundo. No sermão da monte Jesus disse aos seus discípulos que eles eram o sal da terra e a luz do mundo. Quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se torna seguidor de Jesus, essa mensagem também se aplica a ela.

No tempo de Jesus o Sal era um elemente valioso. Mesmo não sendo barato, o sal era essencial para a comida. Sem sal, a comida ficava incompleta, sem graça. Uma pitada de sal pode dar sabor a muita comida! O sal era tão importante que todas as ofertas de comida dedicadas a Deus deveriam ser temperadas com sal (Levítico 2:13). Depois de falar especificamente sobre o sal, Jesus disse que somos a luz do mundo. Quando alguém acende uma candeia, não esconde a luz mas coloca a candeia em algum lugar onde pode iluminar a sala toda (Mateus 5:14-16). Tentar esconder a luz de Jesus é tão falho como tentar esconder uma cidade em cima de um monte!

Mateus 5:13-16

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Ouça o áudio da aula da Lição 13 dos estudos sobre o Sermão do Monte e seja edificado.

https://www.pregacaocrista.com/wp-content/uploads/2021/08/13-Sermao-do-Monte.mp3

Este estudo é parte da lição 13 da plataforma de cursos bíblicos Encontro com a Palavra (ECAP), nossos parceiros.

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra
https://www.pregacaocrista.com/ecap/

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade