“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”— Deuteronômio 6:4-7

A palavra “Deuteronômio” significa “a reafirmação da Lei”. Mas o livro de Deuteronômio é mais do que uma reafirmação da Lei. Esse livro da lei inspirado é uma aplicação da lei de Deus para a segunda geração do Seu povo escolhido. Também é um registro dos grandes sermões de Moisés para o povo de Israel antes de cruzarem o Jordão e invadirem a terra de Canaã. 

Os crentes estão prontos para o livro de Deuteronômio quando decidem parar de andar em círculos e tomar posse do que Deus tem para eles. Este livro é repleto de lições para quem decide encarar sua vida com Cristo com mais seriedade e assumir um compromisso total com Ele.

O livro de Deuteronômio tem a ver com a Palavra de Deus tornando-se realidade para o Seu povo. Em um dos seus sermões, Moisés desafiou os filhos da última geração a passarem a Palavra de Deus para seus filhos. No seu grande sermão de Deuteronômio (6:4-9), Moisés declarou a Israel que Deus os tinha chamado para ser um povo que O amasse com todo o seu ser. Para mostrar o seu amor a Ele, o povo de Israel tinha que obedecer a Palavra de Deus. E para obedecer a Palavra de Deus, eles tinham que conhecê-la. Moisés instruiu o povo a amar a Deus com todo o seu ser, a conhecer e obedecer a Palavra de Deus e a passar esses valores para seus filhos. O Livro de Deuteronômio nos ensina o que significa amar a Deus e como podemos ensinar nossos filhos a amá-lO.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio completo desta lição.

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra