Os três Pedros

Disse Jesus: “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”. Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece.”

 Lucas 22:31-34

barco sobre um lago e montanhas ao fundo
Imagem de RobertFrw por Pixabay 

O Pedro que escreveu as epístolas de Pedro era o mesmo homem dos Evangelhos e do Livro de Atos, mas ao mesmo tempo era um homem diferente. Podemos acompanhar o seu crescimento através dos livros do Novo Testamento.

Jesus deu o apelido de Cefas ou Pedro, a Simão, o irmão de André, que quer dizer rocha, ou pedra ou então estabilidade, ainda que Pedro fosse espiritualmente instável e reativo. O apelido de Jesus era profético, um incentivo para ele crescer e ser estável sem sua vida.

Na noite em que Jesus foi preso, disse a Pedro que Satanás queria peneirá-lo como trigo, mas Jesus tinha orado por Pedro, para que sua fé permanecesse firme. Jesus disse que quando Pedro se convertesse, ele deveria fortalecer seus irmãos. Essa frase poderia implicar que Pedro ainda não tinha se convertido. Talvez sua conversão tenha ocorrido naquela mesma noite em que ele negou a Jesus três vezes, como o Senhor tinha dito que aconteceria.

No Pentecostes, quando o Espírito Santo veio sobre os crentes, Pedro disse à multidão para se arrepender Isso significa literalmente ser virado de cabeça para baixo. Todos nós nascemos dessa forma mas quando nos convertemos, viramos para cabeça para cima. É uma virada 360 graus, completa, experimentamos algo que revoluciona a nossa vida.

Pedro, assim como Moisés, aprendeu que ele era um ninguém, que ele era alguém que Deus poderia usar, e que Deus pode fazer coisas maravilhosas através de alguém que já aprendeu que é um ninguém. Desde o momento que Jesus o chamou de Rocha até o momento que ele chorou amargamente depois de negar Jesus, Pedro aprendeu que ele era ninguém.

Depois da ressurreição, Jesus apareceu para Pedro e outros discípulos e perguntou-lhe três vezes se Pedro O amava. Quando Pedro disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”, Jesus o mandou alimentar e cuidar de Suas ovelhas. Pedro aprendeu que ele era ninguém que Deus poderia e queria usá-lo.

No Pentecostes, o Espírito Santo veio através de Pedro, porque agora, Pedro já conhecia estes segredos espirituais: Eu não sou, mas Ele é e Ele está comigo; Eu não posso, mas Ele pode e está comigo; Não importa o que eu quero, mas o que Ele quer, e Ele está comigo. No Pentecostes, três mil pessoas foram convertidas. Mas tarde, quando já era um velho pastor, Pedro pôde olhar para trás e dizer: “Eu não fiz, mas Ele fez”.

Para acessar o áudio desta aula do novo testamento, clique aqui!

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

https://www.pregacaocrista.com/ecap/

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade