“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Mateus 7:1-5

 Julgar as pessoas é um ato quase inconsciente. Quando você não concorda com uma atitude, automaticamente a julga sem perceber. Mas o que a bíblia nos ensina sobre isso? É muito importante buscar, à luz da palavra, uma resposta sobre como devemos agir em momentos como esse.

 Primeiramente, é necessário entender que com a medida com a qual julgamos, também seremos julgados. Se você deseja apontar cada erro de uma pessoa, o mesmo será feito com você e de uma forma ainda mais grave. Você já viveu uma experiência parecida? Aquilo que você julga em alguém, será o seu motivo de julgamento no futuro!

 É por isso que Jesus nos ensina a nos auto examinar e praticar o auto julgamento. Antes de julgar o próximo, mesmo que seja na intenção de ajudar, devemos observar se nós mesmos não estamos cometendo o mesmo tipo de erro. Esse ensinamento foi proclamado há milhares de anos e é mais atual do que nunca!

 Quantas pessoas já te julgaram pelas mesmas atitudes que elas estavam tendo? Isso soou estranho, não é mesmo? Quando nós estamos mais preocupados com a conduta do outro, enquanto a nossa também precisa de ajustes, estamos sendo hipócritas tais quais os fariseus foram.

 Por isso, diariamente precisamos nos examinar com a ótica de Deus e ver onde podemos melhorar e nos tornar parecidos com Jesus, pois Ele foi o exemplo enviado por Deus para nos inspirar e nos mostrar qual é a maneira certa de viver neste mundo! Quanto tiver alguma dúvida sobre como agir, é só se perguntar: o que Jesus faria?

 No sermão do monte, encontramos o manual das coisas mais importantes que devemos saber sobre as nossas vidas. Ele nos ensina como nos relacionar com Deus e com o nosso próximo, sempre nos conduzindo à transformação de acordo com a cultura do Reino de Deus e nos revelando a verdade sobre esse mundo!

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio da Lição 21 dos estudos do Sermão do Monte.      

Lição 21 – O disciplina espiritual da oração

      Tres-Chamadas-para-um-Compromisso-Sermao-do-Monte-Ep.-21

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra