“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhes ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.”

— Josué 1:7-8  

O Livro de Josué de certa forma é o oposto do Livro de Números. O Livro de Números fala sobre a falta de fé que levou o povo hebreu a perecer e as consequências dessa falta de fé. Toda a terra tinha sido dada a Israel, mas eles ainda não tinham tomado posse dela, porque não confiaram em Deus. O Livro de Josué fala sobre fé, sobre o tipo de fé que conquista e toma posse de tudo que Deus deseja para o Seu povo. 

O mesmo acontece com relação às nossas bênçãos espirituais. Existem muitas bênçãos espirituais disponíveis para nós hoje: a oração, as Escrituras, comunhão, adoração, que Deus dá a todos os crentes. Mas apenas alguns crentes tomam posse dessas bênçãos espirituais. Outros, não. A chave para tomar posse é muito prática. Você tem que colocar o seus pés nelas. Você toma posse da oração orando, da adoração adorando e toma posse das Escrituras quando a lê, a compreende e a coloca em prática. Você toma posse das suas bênçãos espirituais a cada passo espiritual que dá. 

Encontramos no Livro de Josué, 16 ilustrações de fé muito importantes. A fé deve ser muito importante para Deus, porque o propósito de todo o Livro de Josué é mostrar como viver pela fé e andar pela fé em direção às bênçãos espirituais que Ele nos deu. O relacionamento entre Moisés e Josué é um modelo de relacionamento muito importante na preparação de líderes para o trabalho de Deus. Josué foi um homem forte, leal e de grande fé. 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Ouça o áudio da Lição 24 do antigo testamento.

      Porque Estudamos a História dos Hebreus

Você pode iniciar o curso deste tema clicando no botão abaixo.

Você tem tomado posse das promessas de Deus na sua vida?

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra