A linguagem de sinais do salvador

Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo sempre! Amém.

— Apocalipse 1:5,6 

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

 — Isaías 11:1,2

Ao estudar o Apocalipse, precisamos de chaves que nos ajudem a desvendar os seus mistérios. O Espírito Santo é a chave mestre que nos revela o que está por vir.

A segunda chave para esse livro são os seus símbolos, porque todos eles são usados em outros lugares da Bíblia.

 Um grupo de símbolos são os sete espíritos de Deus. Sete é o número da perfeição ou da plenitude, por isso os espíritos são considerados como a composição ou expressão completa e perfeita de Deus.

 Em Isaías 11:1-2 temos a lista. Essa passagem se refere ao Messias que viria, Jesus, a expressão completa de Deus.

 Semelhantemente, Apocalipse 4 afirma que as sete lâmpadas diante do trono são sete espíritos de Deus. O Cordeiro “que parecia ter estado morto”, que tem sete chifres que representam poder e sete olhos que representam sabedoria. Esse Cordeiro, Jesus, é a expressão do Espírito de Deus, com sabedoria perfeita e poder pleno. Jesus Cristo é o único que está sempre cheio do Espírito.

 Outro símbolo do Livro de Apocalipse é a voz como de uma trombeta, que lembra a trombeta que soará em todo o mundo antes do Arrebatamento.

 O mar de vidro, refere-se ao lavatório usado no tabernáculo para purificação. O mar solidificado, significando que o sangue de Jesus nos purificou e no céu, não precisaremos ser purificados novamente.

 João vê um livro perfeito, selado com sete selos, mas ninguém é qualificado para abri-lo. Isso se refere ao livro de Rute, que conta que as dívidas de uma mulher ficavam seladas até que um parente resgatador concordasse em pagar por elas, comprando-as de volta ou resgatando-as.

 No Apocalipse, ninguém está disposto ou é capaz de quebrar o selo e pagar a dívida, por isso João chora. Então o Leão de Judá, Jesus, vem e quebra o selo. Ele paga nosso débito com Sua morte.

Assista ao vídeo desta lição abaixo:

Ouça o áudio desta lição abaixo:

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio Utilizando os Links Abaixo

Guia do Professor

Caderno de Exercícios

INSCREVA-SE NO ECAP
 

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Mais recentes

Ver todos

Mais acessados

Ver todos

Publicidade